- Ano: 2014
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma
-
Fabricantes: Concret Doctor, European Windows, Nuprotec, Tecpro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como todas as instalações da Vinícola VIK tem sido conhecidas, este pavilhão conta com um desenho único e sem precedentes, artisticamente projetado, altamente sustentável tecnologicamente criativo e dotado de uma experiência visual impressionante que redefine a experiência do vinho. A Vinícola por desenhada pelo arquiteto chileno Smiljan Radic.
Os visionários por trás da Vinícola, Carrie and Alexander Vik, instituiram um concurso de arquitetura com os arquitetos chilenos de maior destaque em 2007, que na última instância conduziu à seleção de Radic (em associação com Loreto Lyon) como o principal arquiteto e projetista para o desenho inspirado e criativo da Vinícola. Depois de ganhar o concurso, a equipe VIK passou três anos trabalhando para aperfeiçoar e melhorar o conceito original do projeto e os materiais a serem utilizados. Situado entre as montanhas e os vales, aos pés da Cordilheira dos Andes, a Vinícola foi cuidadosamente desenhada para ter um impacto mínimo na paisagem e foi construída segundo os conceitos mais vanguardistas e tecnologia avançada.
O desenho gerou uma única cobertura com estruturas tencionadas que permite a entrada de luz natural eliminando a necessidade de iluminação artificial. O acesso à Vinícola é uma vizualização notável de uma praça com uma suave inclinação de 2 graus com água correndo sobre o espaço, o que agrega um elemento adicional de resfriamento. Localizado ao longo da praça de água correndo, está a instalação escultural de Smiljan Radic e Marcela Correa, a talentosa equipe de marido e mulher. Algumas passarelas cortam a praça, permitindo que os visitantes possam percorrer a paisagem repleta de água. A maior parte do edifício se encontra no subsolo para o resfriamento natural do vinho durante seu processo de elaboração, mantendo uma temperatura constante de 57 graus, utilizando a amplitude térmica natural do vale. A membrana de cobertura, o principal elemento arquitetônico que pode ser visto desde o exterior, dá a impressão de uma enorme ala branca suspensa sobre a vinícola subterrânea.
Ao entrar no interior da Vinícola, os visitantes são imersos na experiência VIK e são guiados através dos mecanismos internos da vinícola, que os leva a conhecer todo o processo de elaboração do vinho, e dependendo da temporada, da trituração, fermentação, envelhecimento e degustação. No térreo da sala de fermentação, com tanques de aço inoxidável, os visitantes são atraídos às paredes ao longe que são banhadas de luz natural, a partir de onde podem avistar as colunatas das áreas de degustação.
Após uma degustação de vinhos, os visitantes têm a oportunidade de caminhar por sobe o pavilhão de vidro para desfrutar do espaço com prazeres culinários entre o projeto excepcional e as esculturas de Marcela Correa durante a visualização dos vinhedos e da Vinícola VIK na majestosa natureza circundante. Aqui também é possível comprar outros produtos da marca VIK.